PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de História - FUVEST 2021 - Comércio exterior do Brasil entre 1536 e 1822

FUVEST 2021 - 

A partir da análise do gráfico, no qual a ordenada corresponde a valores totais de exportação (em milhões de libras esterlinas) e a abcissa a intervalos de tempo (em décadas), justifique 
a) o declínio nos valores do açúcar entre, aproximadamente, 1650 e 1710; 
b) a diferença entre os valores totais e a somatória dos valores de açúcar e ouro por volta de 1760; 
c) a diferença entre os valores de açúcar e ouro por volta de 1810.

RESPOSTA:
a) O declínio nos valores do açúcar após 1650 está relacionado à concorrência do açúcar antilhano produzido pelos holandeses na região do Caribe após a expulsão do território brasileiro. 

b) Por volta de 1760-1770, além do açúcar e do ouro, a economia colonial do Brasil diversificou-se como fruto do processo de interiorização. Novas atividades no território também se destacaram, como a exportação de algodão, de couro, do tabaco e de madeiras, favorecidas pelo contexto econômico europeu aquecido no período. 

c) Nos anos de 1810, tanto a mineração quanto a produção açucareira encontravam-se em franco declínio por influências do contexto externo, abalado por guerras e crises econômicas na Europa. Além disso, após quase um século de exploração, a atividade mineradora havia praticamente esgotado as jazidas de Minas e do Centro-Oeste, e a produção açucareira sofria uma nova onda de concorrência provocada pelas colônias francesas, holandesas e espanholas. As exportações brasileiras na época mantinham-se pela ascensão da cafeicultura, principalmente na região Sudeste.

Nenhum comentário: