PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 2018 - Observe, na imagem noturna obtida por satélite, os limites territoriais do país A e países fronteiriços.

FUVEST 2020 -   Observe, na imagem noturna obtida por satélite, os limites territoriais do país A e países fronteiriços.
a) Identifique o país A e cite uma razão para o fato de esse país, comparativamente a seus fronteiriços, aparecer na imagem como se estivesse às escuras. 
b) Explique, citando ao menos dois argumentos de ordem geopolítica, por que os EUA e alguns países da Europa Ocidental consideram esse país uma ameaça global e regional

RESPOSTA:
a) O país A é a República Popular Democrática da Coreia ou Coreia do Norte. A escuridão aparente do território norte-coreano, comparado com seus vizinhos, China – na porção setentrional – e Coreia do Sul na porção meridional, deve-se ao fato de o país ser economicamente menos desenvolvido, pouco urbanizado, apresentar menor desenvolvimento da infraestrutura energética, decorrente de seu menor padrão de consumo, da menor amplitude de seu parque industrial, da prevalência de população rural – fator de dispersão da população – , além do racionamento na oferta e no consumo de energia – direcionada para os incipientes setores produtivos. 

b) A Coreia do Norte é considerada uma ameaça global e regional pelos Estados Unidos e por seus aliados europeus ocidentais por desenvolver um programa nuclear bélico, de forma mais intensa, e de ter-se retirado do TNP – Tratado para a Não Proliferação de Armas Nucelares – e por desenvolver tecnologia de armamentos, especialmente mísseis de médio e de longo alcance, além de tecnologia para lançamento a partir de plataformas móveis – submarinos – e por testar armamentos em áreas de fronteira, inclusive; por violar direitos da pessoa humana, desrespeitando legislação internacional e as determinações da ONU – Organização das Nações Unidas. A Coreia do Norte constitui uma ameaça, pois sua política externa – considerada hostil à paz mundial – pode levar a um conflito que envolveria imediatamente o Extremo Oriente asiático – Japão, Coreia do Sul, China, Rússia e, por extensão, os Estados Unidos, com potencial para a disseminação por todo o mundo.

Nenhum comentário: