PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - MACKENZIE 2019/2 - Ao transferir uma grade esférica para uma superfície plana, há a produção de uma projeção cartográfica

MACKENZIE 2019/2 - Ao transferir uma grade esférica para uma superfície plana, há a produção de uma projeção cartográfica. (...) Hoje, as projeções cartográficas são desenvolvidas matematicamente, com o uso de computadores para encaixar a coordenada geográfica na superfície. As projeções cartográficas sempre distorcerão a forma, a área, a direção ou a distância das características do mapa, ou algumas combinações delas, portanto, é importante que os desenhistas escolham a melhor projeção para efetuar a tarefa. 
PETERSEN, SACK e GABLER. Fundamentos de Geografia Física. São Paulo: Cengage Learning, 2014, p. 31 e 32. 

Observe o planisfério e assinale a opção que contém informação INCORRETA sobre a projeção de Mercator.
a) Essa projeção não mostra as áreas com precisão e a distorção de tamanho aumenta próximo aos polos. 
b) Nessa projeção, há uma enorme distorção leste-oeste de áreas de latitudes elevadas, porque as distâncias entre os meridianos são alongadas com a mesma largura que possuem no equador. 
c) A projeção de Mercator apresenta formas corretas, sendo considerada uma projeção conforme. 
d) Nessa projeção cartográfica, a Groenlândia tem seu tamanho real preservado, o que se nota ao compará-lo ao da América do Sul. Esses dois territórios possuem áreas parecidas. 
e) O mapa-múndi de Mercator é ajustado matematicamente à projeção cilíndrica, cujos meridianos são linhas paralelas, em vez de convergirem aos polos.

RESPOSTA
Letra D.

Na projeção de Mercator as áreas são semelhantes na área equatorial e quanto maior a latitude, maior a distorção da área. Portanto, a Groenlândia aparece distorcida, com área EXAGERADA.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...