PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - MACKENZIE 2019/2 - Leia o fragmento de reportagem e observe o mapa. O lêmen é o país mais pobre do Oriente Médio

MACKENZIE 2019/2 - Leia o fragmento de reportagem e observe o mapa. 
O lêmen é o país mais pobre do Oriente Médio e está em guerra civil desde 2015. O conflito agravou as já precárias condições de extrema pobreza e fome da população. Desde 2017, a Organização das Nações Unidas classifica a situação como "a pior crise humanitária do mundo". Diálogos de paz entre os dois lados da guerra civil [...] levaram à promessa mútua de libertar prisioneiros de guerra e um cessar-fogo em uma das cidades mais críticas do conflito. Mas os efeitos do pacto, mediado pela ONU, ainda são incertos.
A respeito da guerra civil no Iêmen, avalie as proposições. 
I. O apoio da Arábia Saudita, país de maioria xiita, permitiu aos insurgentes houthis derrubarem o governo do presidente Abd Rabbuh Mansur Al-Hadi, que conta com a ajuda do Hezbollah para tentar voltar ao poder. 
II. O Irã, forte aliado de Al-Hadi, tem apoiado militarmente o governo iemenita a fim de manter sua influência sobre as reservas petrolíferas do Iêmen. 
III. A ONG Save the Children, que lida com direitos da infância, estima que cerca de 85 mil crianças morreram de fome ou doença grave no Iêmen desde o começo da guerra. 
É correto o que se afirma em 
a) I, apenas. 
b) II, apenas. 
c) III, apenas. 
d) I e II, apenas. 
e) I, II e III.

RESPOSTA
Letra C.

Apenas a III está correta. Na I, a Arábia Saudita tem domínio de sunitas e na II, o Iêmen não tem destaque em petróleo.

Nenhum comentário: