PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de História - COLUNI - UFV 2021 - O processo de colonização da África e da Ásia foi conduzido por países europeus em função de interesses econômicos

COLUNI - UFV 2021 - O processo de colonização da África e da Ásia foi conduzido por países europeus em função de interesses econômicos e políticos, especialmente com objetivo de conquistar novos mercados consumidores, acesso a matérias primas e domínio colonial. Tal processo foi nomeado de colonialismo. Por outro lado, os povos africanos e asiáticos resistiram à colonização, movimento que se acelerou com o término da Segunda Guerra Mundial e levou à independência das regiões dominadas. Sobre os movimentos de resistência e de independência no continente africano, observe as imagens abaixo:

Sobre a resistência ao colonialismo e os movimentos de independência do continente africano, é INCORRETO afirmar que: 
a) Os movimentos de afirmação da identidade africana desenvolveram-se desde o final do século XIX com a fundação da Associação Africana e a organização das Conferências Pan-Africanas, cujo objetivo era a luta contra o racismo e a garantia da soberania das colônias africanas e asiáticas. 
b) A perda de prestígio e de capacidade militar e econômica dos países europeus envolvidos na Segunda Guerra Mundial provocou intenso abalo com relação aos domínios coloniais, resultando na ampliação das mobilizações em diferentes colônias da África e da Ásia em defesa da libertação nacional. 
c) As ações políticas dos povos africanos, levadas a cabo pelas elites intelectuais nativas, como Kwame Nkrumah, tiveram pouco impacto nos movimentos de independência, a exemplo da independência de Gana, em 1957, primeiro país africano a se emancipar. 
d) As leis segregacionistas impostas à população negra da África do Sul são resultado das decisões políticas dos africânders em 1920 e do regime de apartheid estabelecido em 1950 pelo Parlamento sul-africano, cujos resultados trouxeram graves consequências para a população desse país.

RESPOSTA
Letra C.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...