PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - MACKENZIE 2020 - Desenvolvimento Humano e IDH

MACKENZIE 2020 - Desenvolvimento Humano e IDH 
A abordagem de desenvolvimento humano olha para as oportunidades e capacidades das pessoas. O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para ser aquilo que desejam ser. Diferentemente da perspectiva do crescimento econômico, que vê o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pela renda que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades. A renda é importante, mas como um dos meios do desenvolvimento e não como seu fim. É uma mudança de perspectiva: com o desenvolvimento humano, o foco é transferido do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano.
http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0.html (último acesso – 20/09/2019)
 Com base no texto e em seus conhecimentos a respeito do IDH, assinale a alternativa INCORRETA. 

a) O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é uma forma de calcular o fornecimento de condições básicas para a plenitude da vida e do trabalho de uma população. Ele é calculado com base em três pilares: educação, expectativa de vida e o PIB (Produto Interno Bruto) per capita. 
b) Por muito tempo o desenvolvimento humano de uma nação era medido com base em seus indicadores econômicos, como o PIB (Produto Interno Bruto) per capita. Porém, esse indicador não revela a distribuição real de riquezas de uma nação. 
c) As dimensões do desenvolvimento humano são: a ampliação direta das habilidades humanas (vida longa e saudável, conhecimento e padrões de vida dignos) e a criação de condições para o desenvolvimento humano (participação na vida política e social, sustentabilidade ambiental, segurança e direitos humanos e igualdade de gêneros. 
d) No quesito educação, o IDH leva em consideração os índices de pessoas alfabetizadas em um país. Ou seja, aquelas que sabem, minimamente, escrever o seu próprio nome. 
e) A análise matemática de todos os aspectos resulta em um valor que varia de 0 a 1. 0 (zero) é o menor grau de desenvolvimento humano encontrado; 1, o maior.

RESPOSTA
Letra D.

O IDH é resultado de um cálculo que varia de O a 1, sendo que o valor mais alto indica melhor desenvolvimento humano. Para se chegar ao valor final, leva-se em conta os indicadores de saúde, renda e educação; sendo que este último quesito leva em conta os anos esperados de estudo.

Nenhum comentário: