PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de História - COLUNI - UFV 2020 - Analise os documentos abaixo. Documento I

COLUNI - UFV 2020 - Analise os documentos abaixo. 

Londres, 1905. Passeata comemorando a primeira eleição com votos femininos. No cartaz está escrito “Primeira mulher sufragista presa em Londres” (tradução livre). 
VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix: História, 9º ano. São Paulo: Scipione, 2009, p. 15.

Bertha Lutz em campanha pelo voto feminino, c. 1928. 
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & Cidadania, 9º ano. 3. ed. São Paulo: FTD, 2015, p. 142.

Na Assembleia Constituinte que elaborou a Constituição de 1934, via-se, entre os homens, uma única mulher. Seu nome era Carlota Pereira de Queirós. Foi ela a primeria mulher a ocupar o cargo de deputada no Brasil. BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & Cidadania, 9º ano. 3. ed. São Paulo: FTD, 2015, p. 142.


Sobre o reconhecimento do direito ao voto feminino no século XX, é INCORRETO afirmar que: 
a) foi precedido por manifestações de diversas mulheres, grupos e associações sufragistas que se organizaram na luta pelo direito à participação política nos continentes europeu e americano. 
b) foi uma concessão assegurada pelo decreto-lei assinado por Getúlio Vargas, em 1932, posteriormente incorporado à Constituição de 1934, a qual previa a obrigatoriedade do voto feminino. 
c) foi influenciado pela ação de Bertha Lutz, liderança feminista brasileira que, inspirada no movimento sufragista europeu, empenhou-se na campanha pelos direitos femininos ao voto e à candidatura no Brasil. 
d) foi marcado pela participação de Carlota Pereira de Queirós, primeira mulher a ocupar o cargo de deputada no Brasil, tendo participado da Assembleia Constituinte que elaborou a Constituição de 1934.

RESPOSTA
Letra B.

Nenhum comentário: