PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de História - FUVEST 2020 - Em 29 de outubro de 1956, uma grave crise política descambou em uma intervenção militar na região do Canal de Suez

FUVEST 2020 - Em 29 de outubro de 1956, uma grave crise política descambou em uma intervenção militar na região do Canal de Suez e da Península do Sinai (Egito). 
a) Indique a importância dessa região nos quadros da política internacional do período. 
b) Mencione as potências envolvidas diretamente nesse conflito e os seus respectivos interesses. 
c) Explique as tensões associadas à articulação política entre os diversos Estados árabes nesse período.

RESPOSTA:
a) O Canal de Suez, localizado no Oriente Médio (ou Oriente Próximo), constituía um importantíssimo ponto de passagem para o petróleo extraído na região, direcionando-o para os países consumidores. 

b) Reino Unido e França, interessados em manter sua influência sobre o Canal de Suez, que fora recém-nacionalizado pelo ditador egípcio Gamal Nasser. E União Soviética, interessada em eliminar os resquícios do neocolonialismo na região, substituindo-os pela influência da potência socialista. 

c) No contexto da Guerra Fria, a União Soviética posicionou-se contra a intervenção da França e da Grã-Bretanha (aliadas dos Estados Unidos) no Egito. Paralelamente, o mundo árabe apresentava dissensões entre os Estados republicanos considerados "progressistas" (Egito e Síria, mobilizados em torno do Pan-arabismo) e as monarquias tradicionalistas do Golfo Pérsico.  

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...