PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 2020 - Dois eventos marcaram a diplomacia brasileira em relação ao Oriente Médio no início de 2019.

FUVEST 2020 - Dois eventos marcaram a diplomacia brasileira em relação ao Oriente Médio no início de 2019. Um deles foi o voto contra a resolução da ONU que pedia a desocupação militar das Colinas de Golã e sua devolução à Síria. Outro evento foi o anúncio de transferência da embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, mesmo não tendo sido levada adiante até setembro de 2019. Em relação a esses eventos, é correto afirmar que eles representam
RESPOSTA:
Letra A.

Em março de 2019, os quinze Estados-Membros do Conselho de Segurança da ONU discutiram a decisão do governo dos Estados Unidos de reconhecer a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã, que foram tomadas da Síria na Guerra dos Seis Dias travada em 1967. Quatorze Estados-Membros resolveram apoiar a resolução, não só do Conselho de Segurança, mas também da Assembleia Geral da ONU, que atribuem às Colinas de Golã o status de “território ocupado” ilegalmente por Israel. O novo governo brasileiro, que assumiu em janeiro deste ano, tem adotado um alinhamento diplomático com as posições tanto do atual governo dos Estados Unidos quanto de Israel, distanciando-se, portanto, da posição da maioria dos países do Conselho de Segurança.

Nenhum comentário: