PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 2020 - No Brasil, várias cidades registram ocupação irregular de encostas em áreas sujeitas a deslizamentos de terra

FUVEST 2020 - No Brasil, várias cidades registram ocupação irregular de encostas em áreas sujeitas a deslizamentos de terra (também chamados de escorregamentos). O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) trabalha no levantamento, mapeamento, recuperação e estabilização dessas áreas de risco. Um exemplo deste trabalho foram aqueles executados desde a década de 1970 referentes aos deslizamentos dos morros de Santos e São Vicente-SP, cuja região é acometida há tempos por esses problemas, inclusive com a ocorrência de vítimas fatais. Para investigar os deslizamentos de terra nas áreas serranas tropicais brasileiras, o Instituto realizou levantamentos topográficos, geológicos e geomorfológicos, estudando também a distribuição dos tipos de vegetação existentes e as categorias de ocupação urbana dos morros.
Baseando-se nas informações do texto e na figura, é correto afirmar que 
a) as características topográficas, geológicas e geomorfológicas de uma área de risco estão naturalmente ligadas aos escorregamentos, sendo que estradas de terra minimizam a ocorrência de deslizamentos. 
b) a ocorrência de escorregamentos é causada pela ação humana, cuja ocupação de encostas provoca o empobrecimento de solo, que acaba sendo mobilizado pela diminuição de fertilidade. 
c) o problema da ocupação de encostas e risco de escorregamentos inclui o contato entre a rocha e o solo, cuja facilidade de deslizamento é aumentada em função da inclinação do terreno e da maior ocorrência de chuvas. 
d) os deslizamentos de terra fazem parte de um conjunto de fenômenos naturais pontuais e incomuns na superfície da crosta terrestre e, portanto, não participam da escultura do relevo continental e do modelado. 
e) os escorregamentos são causados em especial pelo fato de o solo tornar-se mais leve que a rocha subjacente durante as chuvas prolongadas de verão, facilitando seu deslizamento ao longo das encostas pouco ou nada inclinadas.

RESPOSTA:
Letra C.

A ocupação territorial do Brasil se deu junto à faixa litorânea, na qual, em diversas localidades, os terrenos apresentam elevadas inclinações, associadas a consideráveis volumes de chuva. Esse é o caso do litoral paulista, em algumas áreas de Santos e São Vicente. Há, nessas regiões, terrenos de elevada declividade, que geralmente são recobertos por uma camada fina de solos, pouco aderida às rochas. Uma ocupação imprópria, realizada por contingentes carentes da população, expõe esses terrenos aos elevados volumes de chuva, o que intensifica o risco de deslizamentos. A maior incidência acontece no verão, quando as chuvas são mais contínuas.

Nenhum comentário: