PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de História - FUVEST 2021 - A economia do Império do Brasil foi caracterizada por

FUVEST 2021 - A economia do Império do Brasil foi caracterizada por 
a) prevalecimento do trabalho assalariado imigrante e investimentos estatais na indústria primária. 
b) desenvolvimento de relações comerciais e diplomáticas com países americanos, em detrimento das relações com os países europeus. 
c) conjugação entre desenvolvimento agrícola e indústria, responsável por tornar o Brasil a 4.ª maior economia do mundo. 
d) crescimento progressivo da dívida externa e preponderância de uma economia agroexportadora. 
e) redução contínua do tráfico de escravos e políticas publicas voltadas à alfabetização e capacitação profissional de trabalhadores pobres.

RESPOSTA:
Letra D.

Durante o período imperial na história do Brasil, manteve-se o caráter agroexportador de nossa economia, com o crescimento expressivo da lavoura cafeeira, integrada na rede capitalista mundial em plena expansão. A escravidão, preponderante no período, começou a entrar em declínio a partir de 1850, sendo substituída por outros mecanismos de exploração do trabalho. Ao mesmo tempo, os gastos com a modernização da infraestrutura (por exemplo, ferrovias) e com as guerras no Prata, notadamente a do Paraguai, resultaram em crescente dívida externa, principalmente diante de bancos ingleses.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...