PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 2020 - Em reportagem publicada em 2018, a revista FAPESP apresenta uma pesquisa da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN)

FUVEST 2020 - Em reportagem publicada em 2018, a revista FAPESP apresenta uma pesquisa da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) que usou informações de data e local de mortes de macacos por um determinado vírus. A partir do estudo, construiu-se um modelo epidemiológico que descreve o sentido de deslocamento e os corredores ecológicos funcionais (corredores prováveis) do vírus.
Com base nas informações e no mapa, o corredor ecológico funcional desse vírus, que atingiu a maior abrangência territorial no Estado de São Paulo durante o ano de 2017, avançou principalmente por quais regiões e causou qual enfermidade? 
a) Sul de Minas Gerais e Vale do rio Ribeira de Iguape; Chikungunya. 
b) Sul de Minas Gerais e São José do Rio Preto; Dengue. 
c) Vale do rio Ribeira de Iguape e Região Metropolitana de São Paulo; Zika. 
d) Sul de Minas Gerais e Campinas; Febre Amarela. 
e) Litoral de São Paulo e Vale do rio Ribeira de Iguape; Gripe.

RESPOSTA:
Letra D.

O corredor ecológico que atingiu maior abrangência territorial foi o do sul de Minas Gerais e Campinas; a febre amarela chegou a Poços de Caldas (MG) e entrou na região de Campinas (SP), principalmente por conta de mosquitos e bugios entre fragmentos de matas.

Nenhum comentário: