PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Questão de História - FUVEST 2018 - Migrar, portanto, tem sempre um sentido ambíguo – como uma imposição das condições econômicas e sociais ou ambientais

FUVEST 2018 - Migrar, portanto, tem sempre um sentido ambíguo – como uma imposição das condições econômicas e sociais ou ambientais – e, nesse caso, ela aparece no mais das vezes como um dos mais fortes elementos que explicariam uma destinação do ser nordestino, mas também como uma escolha contra a miséria e a pobreza da vida no sertão. Migrar é, em última instância, dizer não à situação em que se vive, é pegar o destino com as próprias mãos, resgatar sonhos e esperanças de vida melhor ou mesmo diferente. O problema está no fato de que, numa vasta produção discursiva, retirouse do migrante a sua condição de sujeito, como se migrar não fosse uma escolha, como se ele não tivesse vontade própria. Migrar pode ser entendido como estratégia não só para minimizar as penúrias do cotidiano, mas também para buscar um lugar social onde se possa driblar a exclusão pretendida pelas elites brasileiras através de seus projetos modernizantes. 
Isabel C. M. Guillen. Seca e migração no Nordeste: Reflexões sobre o processo de banalização de sua dimensão histórica. Trabalhos para Discussão nº 111. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2001. Adaptado. 
a) Cite uma obra literária e um filme que tenham tratado do fenômeno mencionado no texto. 
b) Identifique as motivações dos fluxos migratórios de nordestinos para a região Norte, na segunda metade do século XIX, e para a região Sudeste, na segunda metade do século X.

RESPOSTA:
a) Obras literárias: Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. Filme: Central do Brasil, de Walter Salles. 

b) Motivações para a saída dos nordestinos de seus locais de origem: miséria resultante da estrutura fundiária dominante no Nordeste e efeitos provocados pelo flagelo da seca. Fatores de atração para a migração dos nordestinos: na segunda metade do século XIX, a exploração da borracha; na segunda metade do século XX, a busca de colocação na indústria do Sudeste.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...