PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - MACKENZIE 2020 - Leia o fragmento de reportagem. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, designou oficialmente o Brasil

MACKENZIE 2020 - Leia o fragmento de reportagem. 
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, designou oficialmente o Brasil como aliado militar preferencial do país fora da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). [...] O status dá ao Brasil o direito de tornar-se comprador preferencial de equipamentos e tecnologias militares dos Estados Unidos, além de participar de leilões organizados pelo Pentágono. A medida também abre caminho para a colaboração no desenvolvimento de soluções de defesa e o aumento dos intercâmbios militares e a realização de manobras conjuntas entre as Forças Armadas dos dois países.
Estados Unidos designam Brasil como aliado extra-Otan. Agência Brasil, 01 ago. 2019. 
Disponível em: Acesso em 29 set. 2019. 
Com base nas informações acima e em seus conhecimentos sobre o assunto abordado, assinale a alternativa correta. 

a) França, Espanha e Canadá são exemplos de países que integram a OTAN, constituída em 1949, no contexto histórico da Guerra Fria, com o objetivo de estabelecer um pacto militar entre os países membros, contra o avanço da influência socialista. 
b) O Brasil é o primeiro país na América Latina, e o quarto, no mundo, a receber o status especial de aliado extra-OTAN. 
c) Os recentes conflitos do governo brasileiro com o governo norte-americano, em decorrência das queimadas na Amazônia, fizeram com que o congresso dos EUA cancelasse o status especial concedido ao Brasil por Trump. 
d) De acordo com o secretário geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a condição de aliado especial ou prioritário é o primeiro passo para que o Brasil passe a se tornar membro oficial da organização, o que deve ocorrer ainda em 2019. 
e) Criada em 1991, com a dissolução da União Soviética, a OTAN tem como principal objetivo a proteção de países do Leste Europeu, constantemente ameaçados pela política expansionista russa.

RESPOSTA
Letra A.

A OTAN foi criada logo após o fim da 2.a Guerra Mundial pelo bloco dos países capitalistas, com intuíto de proteger militarmente seus aliados contra um possível ataque do bloco socialista. Após o fim da Guerra Fria, a organização passou a atuar em conflitos específicos de interesse comum e no combate ao terrorismo. Na América Latina, a Colômbia já ganhou status especial e não houve qualquer oposição de Donald Trump à entrada do Brasil. Por fim, ressalta-se que não há qualquer sinalização do Brasil em tornar-se um membro oficial em 2019. 

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...