PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Questão de História - FUVEST 2018 - A Índia exporta para a China vastas quantidades de ópio

FUVEST 2018 - A Índia exporta para a China vastas quantidades de ópio, para cujo cultivo possui facilidades peculiares. O ópio pode ser produzido em Bengala melhor e mais barato do que em qualquer outra parte do mundo; e a China oferece um mercado quase que ilimitado em suas dimensões. O gosto por essa droga espalhouse pelo império, a despeito das severas regulações para sua exclusão, e se diz que ele entrou no próprio palácio. Não obstante o consumo desse estimulante pernicioso eventualmente ser reprimido de um ponto de vista moral, é certo que ele promove diversos objetos que são igualmente desejáveis tanto pela Índia como pela Inglaterra. A Índia, ao exportar ópio, auxilia o fornecimento de chá à Inglaterra. A China, ao consumir ópio, facilita as operações de receita entre a Índia e a Inglaterra. A Inglaterra, ao consumir chá, contribui para aumentar a demanda por ópio indiano. 
Edward Thornton, India, its state and prospects. Londres: Parbury, Allen & Co., 1835. Adaptado. 

a) Indique como o texto caracteriza a cadeia mercantil do ópio e qual sua importância para a economia inglesa do século XIX e para as relações coloniais entre Grã-Bretanha e Índia. 
b) Identifique e explique um conflito posterior a 1835 que se relacione diretamente aos processos descritos no texto.

RESPOSTA:
a) Cadeia mercantil: o ópio produzido na Índia era vendido à China, que o consumia. Importância do ópio para a economia inglesa do século XIX: participação de comerciantes ingleses na intermediação dos negócios de ópio entre Índia e China. As rendas auferidas pela Índia com a venda de ópio à China e de chá à Inglaterra atraíram a cobiça da Grã-Bretanha, que impôs sua dominação colonial ao subcontinente indiano. 

b) Primeira Guerra do Ópio (1840-42), desencadeada pela Inglaterra contra a China quando esta proibiu a venda daquele entorpecente em território chinês. 

Nenhum comentário: