PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 2020 - Analise os dados de precipitação média anual para as localidades.

FUVEST 2020 - Analise os dados de precipitação média anual para as localidades.

“A velha identificação desse setor costeiro de exceção – o ‘cabo frio’ – possibilitou interpretar a combinação de fatores queresponde pela presença de aludido reduto de caatingas na referida região”. (AB´SÁBER, 2003).
Com base na análise dos dados de precipitação média anual, na localização das estações meteorológicas e em seus conhecimentos sobre a dinâmica climática e oceanográfica da região, responda:
a) Que fenômeno oceanográfico ocorre nas águas oceânicas da região de Cabo Frio-RJ?
b) Qual é a atividade de extração mineral conhecidamente associada à região de Cabo Frio-RJ? Explique como um fenômeno natural que ocorre na região corrobora para a existência dessa atividade.
c) Qual a explicação física para a redução das precipitações em Cabo Frio-RJ e qual sua manifestação na paisagem continental?

RESPOSTA:
a) O fenômeno oceanográfico que ocorre regularmente na região de Cabo Frio (RJ) é conhecido pelo nome de ressurgência. 

b) A região de Cabo Frio (RJ) é conhecida como uma das maiores áreas de extração de sal marinho do país. A ocorrência do fenômeno da ressurgência na área citada ajuda tal extração, porque interfere no tempo atmosférico e consequentemente no clima, diminuindo a pluviosidade local. Tal característica é de fundamental importância, pois facilita a evaporação da água nas salinas instaladas na região. 

c) O fenômeno da ressurgência aflora para a superfície oceânica águas mais frias vindas das correntes das Malvinas. Estas diminuem a temperatura atmosférica e, consequentemente, a evaporação no oceano e a umidade da atmosfera local, produzindo um clima com características semiáridas. Como consequência, temos o aparecimento na paisagem continental de uma vegetação conhecida como caatinga fluminense, composta por cactos e árvores com galhos retorcidos.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...