PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de História - FUVEST 2021 - Leia com atenção os dados do quadro e da tabela, relativos à epidemia de gripe espanhola na cidade de São Paulo, em 1918.

FUVEST 2021 - Leia com atenção os dados do quadro e da tabela, relativos à epidemia de gripe espanhola na cidade de São Paulo, em 1918.




Considerando as informações apresentadas é correto afirmar que 
a) a mortalidade gripal verificada nos distritos de Belezinho e da Mooca foi resultado de alta concentração demográfica associada às condições de habitação e serviços. 
b) Os índices elevados de óbito forem verificados entre os distritos que se concentravam que concentravam os contingente demográfico, independente do tipo de moradia e dos benefícios existentes. 
c) o número de óbitos gripais colhidos no Bom Retiro atesta que não há correlação entre topografia, tipo de moradia e de origem sociais dos infectados 
d) apesar da semelhança entre as condições sanitárias e residenciais no distritos da Se e da Liberdade o índice de mortalidade verificado é significativamente distinto. 
e) os dados indicam que a epidemia se alastrou por toda a cidade, com igual impacto sobre a população não importa a classe, a profissão ou a topografia do distrito


RESPOSTA:
Letra A.

De acordo com a tabela, os bairros periféricos do Belenzinho e da Mooca, por contarem com maior densidade populacional (o que favorecia o contágio), a par de condições insatisfatórias de habitabilidade e de serviços, foram muito mais suscetíveis à expansão da “gripe espanhola” do que os bairros centrais, povoados por moradores com melhores condições econômicas e com maior disponibilidade de equipamentos sanitários. Aliás, a mesma comparação poderia ser feita entre bairros elitizados e áreas periféricas paulistanas por ocasião da pandemia provocada pelo covid-19 em 2020-21.

Nenhum comentário: