PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de História - COLUNI - UFV 2021 - No início do século XX, a China era um país monarquista e pouco industrializado.

COLUNI - UFV 2021 - No início do século XX, a China era um país monarquista e pouco industrializado. Naquele momento, o descontentamento popular com o governo era crescente, em razão da conivência da monarquia com a exploração do país pelas potências capitalistas ocidentais e pelo crescente imperialismo japonês. Na Segunda Grande Guerra, a China foi massacrada pelo Japão, que chegou a ocupar a então capital chinesa, no que ficou conhecido como Massacre de Nanquim (1937-1938). O gráfico abaixo demonstra como a economia chinesa havia sido uma grande potência no cenário global e sua vertiginosa queda entre meados do século XIX e meados do século XX, período chamado, na China, de “século da humilhação”.
“As três maiores economias do mundo, PIB com base na paridade do poder de compra (PPC) como porcentagem do total mundial; produção histórica no interior das fronteiras de países modernos. Fontes: Angus Maddison, Banco Mundial”. 
STUENKEL, Oliver. O Mundo Pós-Colonial: potências emergentes e a nova ordem global. Rio de Janeiro: Zahar, 2018, p.12. 

Em 1911, os nacionalistas chineses derrubaram a monarquia e instauraram uma república. Em 1912, os nacionalistas criaram o Partido Nacionalista do Povo, chamado Kuomintang. Em 1921, foi criado o Partido Comunista Chinês, sob a liderança de Mao Tsé-Tung. Inicialmente, esses dois partidos se uniram para lutar contra o retorno da monarquia na China. Contudo, a partir de 1925, distanciaram-se e passaram a defender projetos diferentes para o país. Nesse contexto, os nacionalistas do Kuomintang aliaram-se aos conservadores chineses e os comunistas aproximaram-se da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que buscava expandir sua área de influência sobre a China. Entre 1946 e 1949, nacionalistas e comunistas travaram uma guerra civil, com posterior vitória dos comunistas sob a liderança de Mao Tsé-Tung, que tinha a simpatia de muitos chineses em função das pautas que orientavam sua atuação política e buscavam restabelecer a economia e sociedade chinesas. Após a derrota, membros do grupo nacionalista, sob a liderança de Chiang Kai-Chek, instalaram o governo da China Nacionalista em Taiwan. 

Sobre o projeto político defendido por Mao Tsé-Tung, após 1949, é CORRETO afirmar que era favorável à: 
a) reforma agrária e contava com apoio dos camponeses da China. 
b) privatização das empresas chinesas para modernizar a economia. 
c) continuidade do patriarcalismo e submissão das mulheres. 
d) extradição dos oponentes políticos chineses para a ilha de Taiwan.

RESPOSTA
Letra A.

Nenhum comentário: