PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de História - FUVEST 2020 - Documentos da Agência Central de Inteligência Americana (CIA) mostram que o Brasil quis liderar a Operação Condor

FUVEST 2020 - Documentos da Agência Central de Inteligência Americana (CIA) mostram que o Brasil quis liderar a Operação Condor e só não conseguiu porque enfrentou resistência dos outros países membros – Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia. (...) Os documentos da CIA fazem parte do Projeto de Desclassificação Argentina (The Dirty War, 1976-1983), do governo americano, e incluem mais de 40 mil páginas. Duas dezenas delas fazem menções ao Brasil (...). 
Marcelo Godoy, O Estado de São Paulo. Abril/2019. 

A respeito da Operação Condor, é correto afirmar: 
a) Ainda que tivesse um alvo comum de repressão política, ela não implicava o alinhamento automático dos regimes ditatoriais de cada país. 
b) Ao encontrar resistência dos demais países que dela participavam, o Brasil passou a criticar publicamente suas ações. 
c) Em vista da oposição norte-americana à iniciativa, a cooperação entre os países membros não foi implantada. 
d) O governo ditatorial paraguaio assumiu a posição de liderança no acordo firmado entre seus países fundadores. 
e) Limitou-se à troca de informações sobre os opositores políticos que buscaram exílio em cada um desses países.

RESPOSTA:
Letra A.

A Operação Condor funcionou principalmente entre a segunda metade dos anos 70 e princípios dos 80, com intensidade maior em meados do período citado. Embora houvesse uma atuação cooperativa entre os serviços de segurança dos governos envolvidos, poderiam surgir divergências entre eles, como na recusa – mencionada no enunciado da questão – em aceitar a liderança brasileira no conjunto da operação.

Nenhum comentário: