PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de História - FUVEST 2020 - Depois de 20 anos na escola

FUVEST 2020 - 
Depois de 20 anos na escola

Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser

Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca‐Cola.

Dado Villa‐Lobos e Renato Russo, Geração Coca‐Cola, 1984.

Esses versos
a) remetem ao período da Campanha das Diretas Já e apresentam esperanças em relação à implantação de um regime democrático no Brasil. 
b) revelam a indignação e rebeldia da juventude com os rumos da chamada Nova República, especialmente contra o Colégio Eleitoral e o bipartidarismo. 
c) propõem um repúdio por parte da juventude brasileira em relação às questões políticas e comportamentais durante a transição democrática. 
d) oferecem uma visão positiva acerca do período militar no Brasil e demonstram ceticismo com respeito à transição democrática. 
e) reforçam a capacidade de mobilização e reivindicação da juventude pela liberdade de expressão e criação de novas universidades públicas.

RESPOSTA:
Letra C.

A canção Geração Coca-Cola pretende captar a insatisfação de grande parte da juventude nos anos 1980 com as estruturas de poder do Brasil. Na década de 1980, em meio a uma grave crise econômica decorrente do fracasso do modelo econômico da Ditadura Civil-Militar, a abertura política e a decadência do regime ditatorial ocorreram de forma turbulenta e muitas vezes frustrante. Por exemplo, apesar da intensa participação popular nas “Diretas Já”, a emenda constitucional para a retomada das eleições diretas para presidente foi derrotada no Congresso Nacional. Em meio a esse processo, intensificou-se o desgosto dos jovens com os mecanismos políticos vigentes, fortalecendo a indignação e o senso de rebeldia dessa mesma juventude. Diferentes expressões culturais refletiram essas contestações, por exemplo a música, destacadamente as bandas de rock.

Nenhum comentário: