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quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 2021 - Considerado um dos programas de infraestrutura mais ambiciosos já concebidos, a Nova Rota da Seda

FUVEST 2021 - Considerado um dos programas de infraestrutura mais ambiciosos já concebidos, a Nova Rota da Seda chinesa foi anunciada pelo presidente Xi Jinping, em 2013. 

O programa inclui diversos projetos de desenvolvimento e investimento e envolve regiões da Ásia, Europa, África e América Latina. Lauren Johnston, pesquisadora da Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres, acredita que a maioria dos acordos de investimento da Nova Rota da Seda tem beneficiado as partes envolvidas. "Para os governos que precisam de acesso ao financiamento, seja para novas infraestruturas ou para o desenvolvimento social, os benefícios continuam superando os custos potenciais". 
BBC News Brasil: https://www.bbc.com/. Adaptado
A partir dos elementos apresentados, responda: 
a) O que foi, originalmente, a chamada Rota da Seda? 
b) Cite e explique um objetivo econômico da China com a implementação desse projeto. 
c) Explique um impacto econômico negativo e um impacto social positivo em apenas um dos seguintes projetos: 2- Ferrovia Laos; 7- Corredor de Infraestrutura- Paquistão; 8- Ferrovia Etiópia - Djibuti.

RESPOSTA:
a) Originalmente, a Rota da Seda correspondia a um conjunto de rotas terrestres e marítimas, que interconectavam o extremo oriente da Ásia e a Europa, favorecendo as atividades comerciais entre as duas regiões. Essa relação comercial começou a ser estabelecida no século 2 a.C., destacando-se pelo comércio da “seda”, que acabou dando o nome a essa rota comercial. 

b) O desenvolvimento de infraestrutura previsto pelo projeto “Nova Rota da Seda” ampliará as possibilidades de meios de transporte e de comunicação, favorecendo, sobretudo, as ligações comerciais entre os mercados europeu, africano e asiático. Esse projeto tende a ampliar as relações econômicas e comerciais entre a China e essas regiões, sendo que diversos países africanos são importantes fornecedores de matérias-primas que alavancam o desenvolvimento industrial chinês; o mercado europeu se destaca pela grande quantidade de consumidores com elevado poder de compra; já o asiático é importante pela proximidade geográfica e amplo mercado consumidor decorrente da grande quantidade de pessoas. 

c) Dentre os aspectos econômicos negativos dos três projetos destacados (2- Ferrovia Laos; 7- Corredor de Infraestrutura- Paquistão; 8- Ferrovia Etiópia – Djibuti) destaca-se o aumento da dependência comercial que Laos, Paquistão, Etiópia e Djibuti passarão a ter em relação ao mercado chinês. Essa dependência poderá gerar consequências negativas, principalmente numa hipotética situação de problemas econômicos no mercado chinês. Além disso, ocorre um aumento do endividamento desses países, que recebem o aporte financeiro para construção dos projetos de infraestrutura e se comprometem a saldar tais dívidas. Em relação aos aspectos sociais positivos que serão proporcionados pelos citados projetos, destaca-se a melhoria nos meios de circulação de pessoas, já que todos eles se caracterizam pelo desenvolvimento de meios de transportes (ferrovias e/ou rodovias). Especialmente o corredor de infraestrutura com o Paquistão também se caracteriza pela implantação de redes de telefonia e internet, favorecendo a comunicação da região da Caxemira com o resto do mundo. Outro benefício social causado pelos projetos é a criação de oportunidades de trabalho, tanto no processo de implantação dessas redes materiais e imateriais como, posteriormente, em decorrência da maior dinamização econômica entre essas regiões.

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