PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 2020 - Brasil: Estabelecimentos de agricultura familiar e não familiar

FUVEST 2020 -  
Sobre a produção agrícola brasileira e os dados apresentados nos cartogramas, é correto afirmar: 
a) A agricultura familiar, que utiliza a maior extensão de terras agricultáveis do país, foi responsável pela produção da maior parte do volume agrícola exportado. 
b) A agricultura familiar, que utiliza uma extensão de terras menor que a agricultura não familiar, tem destaque na produção de alimentos para o mercado interno. 
c) A agricultura não familiar, que detém a maior extensão de terras agricultáveis do país, consiste em uma barreira ao desenvolvimento das atividades ligadas ao agronegócio.
d) A agricultura não familiar, que apresenta o maior número de estabelecimentos rurais no país, é responsável pela produção de parte das chamadas commodities brasileiras. 
e) A concentração fundiária foi superada no país em função de a agricultura familiar ocupar, com seus estabelecimentos, a maior parte das terras.

RESPOSTA:
Letra B.

No Brasil atual, diferenciam-se principalmente dois sistemas de produção agrícola: a agricultura não familiar e a agricultura familiar. A agricultura não familiar (que se compõe no chamado agronegócio) é constituída, de uma maneira geral, por extensos latifúndios que se caracterizam por monoculturas voltadas para a produção de commodities que atendem ao mercado externo e à exportação. Enquanto isso, a agricultura familiar, que geralmente se caracteriza por propriedades pequenas ou médias que utilizam menor espaço agricultável, dedica-se à policultura com produção de hortifrutigranjeiros que abastecem a população do País. 

Nenhum comentário: