PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de História - FUVEST 2021 - A imagem é considerada uma das referências do movimento artístico e cultural denominado Renascimento

FUVEST 2021 - A imagem é considerada uma das referências do movimento artístico e cultural denominado Renascimento. Analise atentamente.
Essa imagem pode ser considerada renascentista porque: 
a) representa as personagens de forma simbólica e recorre a temas da doutrina cristã. 
b) reforça a perspectiva teocêntrica, ao representar a virgem Maria no centro da composição pictórica. 
c) retoma o tema da pureza da alma feminina estabelecendo uma releitura narrativa sobre o pecado original. 
d) adota o contraste dramático entre tons claros e escuros em sintonia com as tensões religiosas do período. 
e) utiliza a técnica da perspectiva tridimensional, que provoca a ilusão de profundidade e espaço.

RESPOSTA:
Letra E.

Dentre as características do movimento artístico e cultural denominado Renascimento, presentes na obra A Primavera, de Sandro Botticelli, destacam-se: o uso racional da técnica da perspectiva geométrica, responsável pela ilusão de profundidade, observada entre as personagens, em suas posições no espaço do cenário e proporções;  e a temática extraída da mitologia greco-romana, observada na presença de personagens como a deusa da beleza Vênus, e outras divindades. Destaca-se ainda o caráter antropocêntrico da obra, observado nas feições e proporções harmônicas e belas dos corpos representados e a simetria da composição. A obra pode ser interpretada como uma evocação da ideia neoplatônica do amor, sua beleza e pureza idealizada na arte e no pensamento, em oposição ao amor carnal, bem ao espírito da Renascença Italiana.

Nenhum comentário: