PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de História - FUVEST 2020 - A semente da integração nacional seria, pois, lançada pela nova Corte como um prolongamento da administração

FUVEST 2020 - A semente da integração nacional seria, pois, lançada pela nova Corte como um prolongamento da administração e da estrutura colonial, um ato de vontade de portugueses adventícios, cimentada pela dependência e colaboração dos nativos e forjada pela pressão dos ingleses que queriam desfrutar do comércio sem ter de administrar. A insegurança social cimentaria a união das classes dominantes nativas com a “vontade de ser brasileiros” dos portugueses imigrados que vieram fundar um novo Império nos trópicos. A luta entre as facções locais levaria fatalmente à procura de um apoio mais sólido no poder central. Os conflitos inerentes à sociedade não se identificam com a ruptura política com a Mãe Pátria, e continuam como antes, relegados para a posteridade. 
Maria Odila Leite da Silva Dias, A interiorização da metrópole e outros estudos. São Paulo: Alameda, 2005. 
a) Caracterize o período histórico de que trata o texto. 
b) Descreva os projetos dos principais grupos políticos do período. 
c) Explique a frase: “Os conflitos inerentes à sociedade não se identificam com a ruptura política com a Mãe Pátria, e continuam como antes, relegados para a posteridade”.

RESPOSTA:
a) Período correspondente ao processo da Independência do Brasil (1821-22), tendo como antecedente o Período Joanino (1808-21) e incluindo a formação do Estado Nacional Brasileiro, depois de 1822. 

b) Defensores da manutenção do Reino Unido e partidários da Independência do Brasil, sob a forma de Monarquia constitucional unitária ou federativa (em ambos os casos, dentro de um projeto continuísta da Dinastia de Bragança). 

c) Os debates sobre eventuais alterações na estrutura socioeconômica do País não chegaram a conflitar com a futura organização do Estado Brasileiro, pois somente ganharam protagonismo em momentos posteriores à Independência, quando esta foi implementada, pois prevaleceu a proposta de manutenção da ordem monárquicoaristocrático-latifundiário-escravista.  

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...