PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 2020 - É de grande relevância aqui o fato de que uma grande proporção do trânsito de internet do mundo passa pelos Estados Unidos

FUVEST 2020 - É de grande relevância aqui o fato de que uma grande proporção do trânsito de internet do mundo passa pelos Estados Unidos (...). Isso significa que a NSA (a agência de segurança nacional dos EUA) poderia acessar uma quantidade alarmante de ligações telefônicas simplesmente escolhendo as instalações certas. O que é ainda mais inacreditável: essas instalações não passam de alguns prédios, conhecidos como “hotéis de telecomunicação”, que hospedam os principais centros de conexão de internet e telefonia do planeta todo.
A respeito da configuração espacial e geopolítica retratada no excerto e no mapa, é possível afirmar que a) essa é a razão do grande déficit econômico dos Estados Unidos atualmente, uma vez que a maior parte dos negócios e transações é feita pela internet. 
b) essa situação explica o fato de que os Estados Unidos tenham, atualmente, a maior dívida pública do planeta, já que os custos com o tratamento de dados são muito altos. 
c) em um mundo cada vez mais dependente dos fluxos imateriais de informação, a presença de objetos técnicos fixos torna-se irrelevante para a posição geopolítica dos Estados Unidos. 
d) o mapa representa, por meio do “trânsito de internet” e do fluxo de “ligações telefônicas”, uma globalização que integrou completamente tanto os norte-americanos quanto as populações da África. 
e) a presença de fixos, como algumas instalações de armazenagem e conexão, influencia a orientação de fluxos e dá aos EUA uma posição de destaque no contexto geopolítico.

RESPOSTA:
Letra B.

A agricultura familiar no Brasil se desenvolve em pequenas e médias propriedades e a sua produção é destinada principalmente para o abastecimento do mercado interno, com produtos como hortaliças, frutas, pecuária leiteira e criação de suínos e aves. Já a agricultura não familiar se destaca pela ocupação de grandes propriedades rurais e produção de commodities como soja, laranja, cana de açúcar e pecuária bovina. Em relação à área ocupada no espaço agrícola nacional, a agricultura familiar detém uma extensão de terras inferior à agricultura não familiar.

Nenhum comentário: