PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 2020 - Em Barcelona, em 2012 e 2013, a cada 15 minutos uma família recebia ordem de despejo.

FUVEST 2020 - Em Barcelona, em 2012 e 2013, a cada 15 minutos uma família recebia ordem de despejo. Desde então, o panorama da habitação mudou totalmente. “(...) Estamos assistindo uma onda de especulação imobiliária (...) que agora se foca no aluguel”, explica Daniel Pardo da Associação de Moradores para um Turismo Sustentável. “Este fenômeno pôs em marcha um processo acelerado e violento de expulsão de inquilinos”, acrescenta. Onde a pressão da especulação imobiliária internacional e a indústria do turismo causaram um aumento substancial nos preços dos aluguéis, os catalães têm hoje de gastar mais de 46% dos seus salários com o aluguel. Para os jovens até os 35 anos, a taxa de esforço aumenta até os 65% (...). “Não queremos que os habitantes de Barcelona sejam substituídos por pessoas com maior poder de compra”, diz a porta-voz do Sindicato dos Inquilinos. Só em Barcelona, 15 fundos de investimento imobiliário possuem 3.000 apartamentos. “Os habitantes querem a sua cidade de volta”.
 Reportagem de Ulrike Prinz para o Goethe-Institut Madrid. Maio/2018. Adaptado. 

Os conceitos que explicam as dinâmicas urbanas descritas no excerto são: 
a) Financeirização e Industrialização. 
b) Gentrificação e Segregação. 
c) Aglomeração e Conurbação. 
d) Industrialização e Segregação. 
e) Conurbação e Gentrificação.

RESPOSTA:
Letra B.

A cidade de Barcelona é um dos principais destinos turísticos do mundo, com isso ocorre uma intensa especulação imobiliária e de comercialização de espaços livres, ocorrendo a gentrificação (alterações na região, ocorrendo novos pontos comerciais e residenciais valorizados, afetando a população de baixa renda local) e a segregação socioespacial.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...