PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 2018 - Estudos sobre os megaeventos esportivos têm demonstrado seu caráter indutor de significativas transformações

FUVEST 2018 - Estudos sobre os megaeventos esportivos têm demonstrado seu caráter indutor de significativas transformações urbanas nas cidades que sediam os Jogos Olímpicos. Tais intervenções urbanas são realizadas a partir de investimentos financeiros na melhoria de infraestruturas e imagem dessas cidades. De modo geral, esses megaeventos articulam interesses governamentais, industriais e empresariais. Considerando o exemplo dos Jogos Olímpicos realizados em 2015 na cidade do Rio de Janeiro, atenda ao que se pede. 
a) Explique dois impactos dos Jogos Olímpicos na capital fluminense no que se refere à mercantilização da cidade. 
b) Cite dois exemplos de estratégias urbanas relacionadas aos interesses governamentais e empresariais

RESPOSTA:
a) Entre os impactos gerados pelos Jogos Olímpicos quanto à mercantilização da cidade, pode-se citar a reocupação e o reordenação do espaço urbano, com a eliminação de áreas de ocupação subnormal (favelas) favorecendo a especulação imobiliária. Cita-se também a revitalização das áreas portuárias, o que beneficiou o sistema de transportes e incrementou a atividade turística (como exemplo, a criação dos Museus do Amanhã e do Mar). Também a criação do BRT e do VLT, sistemas de transportes urbanos, facilitou o acesso da população ao trabalho e às áreas de comércio. 

b) Entre as estratégias urbanas governamentais e empresariais, podem-se citar alterações nas leis de uso do solo urbano, o que permitiu a revalorização de áreas e a remoção de ocupações subnormais; a construção de vias expressas e ciclovias e as tentativas de pacificação de favelas.

Nenhum comentário: