UFV 2006 - O período compreendido entre os séculos V e XV é conhecido por “Idade das Trevas” ou “Idade Média”. Estes termos pejorativos esconderam, durante muito tempo, a importância daquela época, na qual, segundo muitos historiadores, surgiram os traços que caracterizam atualmente o Ocidente. Mas, não obstante essa valorização, o termo “Idade Média” continua sendo utilizado nos livros e manuais escolares. Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre as transformações ocorridas a partir do século XV na Europa, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) A concepção da História como um processo levou os historiadores a atenuarem o caráter de ruptura dos acontecimentos e dos movimentos artístico-culturais, como o Renascimento, o que contribuiu para a valorização das realizações humanas do período medieval.
b) A tentativa de Napoleão Bonaparte de dominar a Europa estimulou o nacionalismo em diversos países, provocando uma valorização do período medieval, identificado como o momento de origem das nacionalidades.
c) A expressão “Idade Média” se refere à época compreendida entre uma fase de predomínio das práticas pagãs e outra em que surgiram as religiões reformadas, constituindo-se numa referência ao período em que a Igreja Católica suprimiu outras crenças.
d) A recuperação da Europa, após a crise do século XIV, assentava-se sobre elementos medievais, pois o Absolutismo tinha relações com o processo de fortalecimento do poder real, os Descobrimentos com as viagens dos italianos e o Protestantismo com os movimentos heréticos.
e) O mito historiográfico da “Idade das Trevas” teve origem no século XIV, quando o termo tenebrae começou a ser empregado para designar o período posterior à Antiguidade Clássica, mas generalizou-se principalmente a partir do século XVI.
RESPOSTA:
Letra C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário