UFV 2006 - A Igreja Católica esteve presente na colonização da América Portuguesa desde os primeiros momentos. Entretanto, sua atuação combinou poderosos interesses materiais e políticos com sua missão espiritual. Sobre esta participação, leia os itens abaixo:
I. Os colégios jesuíticos fundados na América Portuguesa visavam à formação de padres para a catequese indígena, não tendo a Companhia de Jesus participado da educação formal dos colonos.
II. O primeiro Bispado da Colônia foi o da Bahia, fundado em 1551, em Salvador, e somente cem anos mais tarde surgiram outros dois, no Rio de Janeiro e em Olinda, época em que o da Bahia foi elevado à categoria de Arcebispado.
III. As reduções ou missões constituíam aldeamentos nos quais os índios eram reunidos e catequizados pelos missionários, mas onde também se explorava o seu trabalho.
IV. Apesar das determinações do Concílio de Trento para que se desse mais atenção à formação dos religiosos, somente no século XVIII seria fundado no Rio de Janeiro o primeiro Seminário Episcopal da Colônia.
V. Os jesuítas eram contrários à escravização dos índios, mas favoráveis à escravização negra, pois, como aliados da Coroa portuguesa, se beneficiavam com o comércio de escravos africanos.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas contidas nos itens:
a) II, III e IV.
b) I, II e IV.
c) II, III e V.
d) I, III e V.
e) I, IV e V.
RESPOSTA:
Letra A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário