PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - UFPA 2010 - Na atual configuração do espaço mundial podemos visualizar conflitos territoriais

UFPA 2010 - Na atual configuração do espaço mundial podemos visualizar conflitos territoriais, fundamentados em razões religiosas, étnicas, culturais, econômicas ou mesmo geopolíticas. A esse respeito, é correto afirmar: 
(A) Os muros de contenção construídos na fronteira do México com os Estados Unidos, da Arábia Saudita com o Iraque, de Israel com a Cisjordânia e outras separações semelhantes nas fronteiras de Israel com a Jordânia, o Líbano e a Síria, são exemplos de que, sob as mais diversas razões, o mundo está em conflito se fragmenta. 
(B) No Tibete, a reação contra o domínio chinês é antiga porque os chineses ou Hans consideram-se superiores às demais etnias. A China objetiva implantar na sociedade tibetana a Revolução Cultural e Econômica, idealizada por Mao-Tsé-Tung, que visava tornar o taoísmo e o mandarim religião e língua oficiais do Tibete, bem como dinamizar a indústria do turismo religioso nesse lugar. 
(C) Os curdos constituem um grupo étnico presente no Iraque, no Irã e na Turquia e representam a maioria da população destes países. Durante a guerra Irã-Iraque na década de 1980, foram implantadas políticas de inclusão de milhares de curdos na sociedade iraquiana. Ressalta-se que o Curdistão é importante região agrícola, de terras férteis, banhadas pelos rios Tigres e Eufrates. 
(D) O processo de unificação da província de Kosovo à Albânia desencadeou um dos maiores conflitos do final do século XX. A unificação foi defendida por movimentos populares e partidos não comunistas e a independência de Kosovo foi liderada pelo presidente nacionalista Slobodan Milosevic, defensor da separação dos territórios, que realizou uma campanha de limpeza étnica contra os albaneses. 
(E) Em 1975, o Timor Leste se tornou independente de Portugal. Desde então, desencadearam-se lutas pela definição do governo, que culminaram com ascensão de grupos de extrema direita. Isso provocou a intervenção no país pela Indonésia, governada pelo general Suharto, do partido socialista, que iniciou uma forte modernização e proporcionou o crescimento econômico e a reconstrução nacional.

RESPOSTA:
Letra A.

Nenhum comentário: