UFPA 2010 - Sobre a globalização, considere o que diz Santos: “De fato, para a grande maior parte da humanidade a globalização está se impondo como uma fábrica de perversidades. O desemprego crescente torna-se crônico. A pobreza aumenta e as classes médias perdem em qualidade de vida. O salário médio tende a baixar. A fome e o desabrigo se generalizam em todos os continentes”.
(SANTOS, M. Por uma outra globalização. 8. ed. São Paulo: Record, 2001, p. 19).
Conforme aponta o autor, há regiões não beneficiadas pelas vantagens da globalização. Assim, é correto afirmar:
(A) A África Austral é a região do continente africano que concentra grandes problemas socioeconômicos: carência de alimentos, de escolas, de indústrias e de água potável. Segundo a ONU, o número de famintos chega a 265 milhões nesta parte do mundo. A partir da década de 1990, a retração da agricultura e a epidemia da Aids agravaram a situação da população de países como África do Sul, Lesoto, Suazilândia, Namíbia, entre outros.
(B) As regiões de exclusão no mundo globalizado são reflexos, principalmente, dos desastres naturais, como furacões, tsunamis e terremotos. Tais eventos naturais impulsionaram grandes fluxos migratórios da região sudeste dos Estados Unidos para o Norte daquele país, e da Indonésia para a Nova Zelândia.
(C) As desigualdades de renda, de acesso a serviços e bens na América Latina são elevadas e a consequência é o aumento da pobreza, dos conflitos sociais e da retração do crescimento econômico. O desenvolvimento do capitalismo mundial e o papel que cada país latino-americano desempenhou na economia mundial ajudam a explicar a subordinação econômica, a dependência científica e tecnológica e a desigual distribuição de riqueza nesses países.
(D) O mundo islâmico, organizado a partir da Revolução Iraniana de 1979, profundamente tradicional, estruturado em estados teocráticos, se fechou à sociedade de consumo conspícuo, tão característica da sociedade moderna. Tratase de um fragmento do espaço mundial, que pode ser considerado excluído da globalização.
(E) As menores taxas de mortalidade infantil e de emprego encontram-se num grupo de países do Sul, localizados principalmente na África, no sudoeste e sul da Ásia e em algumas regiões da América Latina. Neles, a população é predominantemente urbana e se ocupa na atividade industrial.
RESPOSTA:
Letra C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário