PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Questão de História - UVV 2018/1 - Em 1937, iniciou-se, no Brasil, uma nova ditadura política, o chamado Estado Novo

UVV 2018/1 - Em 1937, iniciou-se, no Brasil, uma nova ditadura  política, o chamado Estado Novo, quando se dissolveu o Congresso Nacional e se inaugurou um  período populista sem precedentes na história republicana do Brasil. Tomando como base o período do Estado Novo, liderado por Getúlio Vargas, avalie as asserções a seguir: 
I.  No Estado Novo, formalizaram-se práticas e instituições autoritárias que já estavam em atividade desde 1930, com Getúlio Vargas no poder e sua intenção centralizadora de  poder, com a nomeação de interventores nos estados. 
II. A burocracia dos órgãos civis e militares e os industriais esperavam que houvesse no governo Vargas, no Estado Novo, um processo de industrialização com a liderança do Estado e um claro viés nacionalista. III. Após 1937, no regime do Estado Novo, foi implementada uma visão socioeconômica de liberalismo econômico, abrindo o mercado brasileiro à livre competição internacional e aos investimentos estrangeiros. 
IV. No populismo de Getúlio Vargas, foram realizadas reformas importantes, como a flexibilização das leis trabalhistas e a restrição para criação de sindicatos, tornando o ambiente de negócios mais amigável para o empresariado. 
É correto apenas o que se afirma em 
a) I. 
b) I e II. 
c) II e III. 
d) III e IV. 
e) II, III e IV.

RESPOSTA:
Letra B.
O Estado Novo (1937-1945) foi um momento autoritário do Brasil, em que Getúlio Vargas assumiu um papel ditatorial, nomeando interventores em vários estados brasileiros e extinguido partidos políticos. Esse período foi marcado por um intenso nacional-desenvolvimentismo em que o Estado Brasileiro foi o financiador da industrialização do país, além da consolidação dos direitos dos operários, que eram reivindicados desde o início do século XX, mostrando o viés trabalhista do governo getulista.

Nenhum comentário: