PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Questão de História - UPE 2015 - Ao assumir o poder, Getúlio Vargas começara a colocar em prática propostas que buscavam construir uma

UPE 2015 - Ao assumir o poder, Getúlio Vargas começara a colocar em prática propostas que buscavam construir uma nova ideia de Estado e de nação. As políticas desse governante em relação ao Esporte estão inseridas em uma característica maior de seu governo, que visava ampliar a intervenção estatal em diversas dimensões da sociedade, como a saúde, a educação, o serviço social e a distribuição de bens culturais. 
(DRUMOND, Maurício. Esporte e Política no Estado Novo. In: PONTES JR, Geraldo; PEREIRA, Victor Hugo Adler (ORG). O velho, o novo, o reciclável Estado Novo. Rio de Janeiro: De Letras, 2008, p.167.) 
O texto demonstra que, no âmbito sociopolítico, o governo Vargas de 1930-1945 NÃO objetivava 
a) promover o espírito nacionalista que, pela da Constituição de 1937, torna obrigatório o ensino de educação física. 
b) formar o ‘novo homem’ nacional com a ligação entre Estado e juventude, utilizando-se do esporte e das festas cívicas como recurso. 
c) utilizar o futebol e outras atividades esportivas como propaganda para a difusão da popularidade do governo. 
d) oficializar o controle sobre as práticas esportivas, com o intuito de manter a sociedade sob sua tutela, nos mais variados aspectos. 
e) cercear práticas esportivas, consideradas populares como o futebol, para garantir a homogeneização da sociedade.

RESPOSTA:
Letra E.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...