PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Questão de História - UNIFOR 2015/1 - Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História

“Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História”. A frase, uma das mais célebres passagens da história política brasileira, encerra a carta-testamento deixada por Getúlio Vargas. Há 60 anos, no dia 24 de agosto de 1954, o então presidente tirou a própria vida em meio à pior crise enfrentada em seus anos de atuação política. 
http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2014-08/suicidio-do-ex-presidente-getulio-vargas-completa-60-anos 
Analise as afirmativas a seguir, relacionadas ao episódio acima: 
I. Na noite anterior ao suicídio, em reunião com seus principais ministros e com o Vice- Presidente Café Filho, Getúlio Vargas havia decidido renunciar ao mandato, com o intuito de acalmar os seus opositores. 
II. Apesar de ser considerado um exemplo de fortaleza, a ideia de suicídio não era uma novidade na cabeça de Getúlio Vargas, que já havia cogitado tirar a vida em outras ocasiões, conforme suas próprias anotações. 
III. A crise política que levou Getúlio Vargas ao suicídio foi agravada pelo atentado à vida do jornalista e ex-deputado Carlos Lacerda, um de seus principais adversários políticos, do qual membros da guarda pessoal de Getúlio tornaram-se suspeitos. 
IV. O principal motivo apontado para o suicídio de Getúlio Vargas é o fato de que, tendo sido o presidente com mais tempo de mandatos no Brasil, estava enfrentando pela primeira vez a possibilidade de ser deposto do governo. 
V. O suicídio de Getúlio Vargas surpreendeu seus aliados e inimigos e teve como uma de suas consequências a precipitação do golpe militar que pretendia depô-lo, o qual impediu que o Vice-Presidente Café Filho assumisse o poder. 
São CORRETAS apenas as afirmativas:
a) I e II. 
b) III e IV. 
c) IV e V 
d) II e III. 
e) I e III.

RESPOSTA:
Letra D.

Nenhum comentário: