PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Questão de História - MACKENZIE 2018/1 - Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas, por meio de um pronunciamento em rede nacional de rádio

MACKENZIE 2018/1 - Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas, por meio de um pronunciamento em rede nacional de rádio, lançou um Manifesto à nação, no qual dizia que era necessário “reajustar o organismo político às necessidades econômicas do país”. Era o início do Estado Novo, regime político que iria vigorar, até 1945, no Brasil. Considere as afirmativas abaixo. 
I. A adoção de uma política de intervencionismo estatal, refutando os princípios liberais, anteriormente aplicados na economia, como livre-concorrência ou iniciativa privada, possibilitaram que o Estado pudesse atuar para impulsionar o setor da indústria de base, com a criação da Companhia Siderúrgica Nacional, de Volta Redonda. 
II. No setor petrolífero, as realizações do novo regime foram de suma importância, pois com a criação da Petrobrás, ficou garantido o monopólio estatal na extração de petróleo e reservas minerais, elementos importantes no processo de industrialização. 
III. A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) foi criada por Vargas, após um acordo diplomático, entre os governos brasileiro e estadunidense, que previa a construção de uma usina siderúrgica capaz de fornecer aço para os aliados, durante a Segunda Guerra Mundial e, na paz, ajudasse no desenvolvimento do Brasil. Assinale 
a) se somente a I estiver correta. 
b) se somente a II estiver correta. 
c) se somente a III estiver correta. 
d) se somente a I e a III estiverem corretas. 
e) se somente a II e a III estiverem corretas.

RESPOSTA:
Letra D.

Nenhum comentário: