PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 5 de dezembro de 2021

Questão de História - UNIFOR 2014/2 - Em março de 1964, quando tropas do Exército foram às ruas derrubar o presidente João Goulart, Dilma

UNIFOR 2014/2 - Em março de 1964, quando tropas do Exército foram às ruas derrubar o presidente João Goulart, Dilma Rousseff era uma estudante de 16 anos que se preocupava pouco com política. Aécio Neves era um menino de quatro anos que gostava de brincar com o avô, o então deputado federal Tancredo Neves. Eduardo Campos não tinha nascido, mas se lembra até hoje das histórias que seu avô Miguel Arraes, à época governador de Pernambuco, contava sobre o dia em que foi deposto e levado à prisão pelos militares. Nos últimos anos, o país foi governado sucessivamente por um professor exilado depois do golpe, Fernando Henrique Cardoso, um líder operário preso na ditadura, Luiz Inácio Lula da Silva, e uma ex-guerrilheira presa e torturada, Dilma. A chegada dessas pessoas ao poder demonstra que a transição do país para a democracia foi exitosa, mas incapaz de pacificar as controvérsias provocadas pelo golpe e pela ditadura inaugurada em 1964. 
[Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ paineldoleitor/2014/03/1429684-50-anos-depois-do-golpede- 1964-a-ditadura-militar-ainda-incomoda-o-pais.shtml] 

Analise as afirmativas a seguir, relativas a fatos e aspectos econômicos do período da ditadura militar: 
I. Em termos de políticas públicas, o início da ditadura militar pode ser considerado como o fim do período nacional desenvolvimentista, iniciado em 1930. 
II. O período conhecido como “milagre brasileiro”, caracterizado por elevadas taxas de crescimento econômico, ocorreu durante a ditadura militar. 
III. Um dos principais pontos positivos atribuídos ao regime militar foi a modernização do sistema tributário, implementada logo no início da ditadura. IV. Os governos militares, pela sua veia nacionalista, se caracterizaram por aversão ao capital estrangeiro e, portanto, grande resistência em contrair dívida externa. 
V. No período da ditadura, a inflação foi reduzida de forma gradual ao longo dos anos, por meio, dentre outras medidas, do achatamento dos salários. 
É CORRETO somente o que se afirma em: 
a) I, II e III. 
b) II, IV e V. 
c) I, III, e IV. 
d) II, III e V. 
e) I , IV e V.

RESPOSTA:
Letra D.

Nenhum comentário: