PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Questão de História - UFAM 2018 - No ano de 1935, Getúlio Vargas, apoiado pela Lei de Segurança Nacional, colocou a ANL

UFAM 2018 - No ano de 1935, Getúlio Vargas, apoiado pela Lei de Segurança Nacional, colocou a ANL (Aliança Nacional Libertadora) na ilegalidade e fechou diversos sindicatos de orientação comunista. Apesar disso, a ANL entusiasmou seus quadros militares, ligados basicamente ao PCB (Partido Comunista do Brasil), a programar um levante armado em novembro de 1935, estimulado pela Internacional Comunista de Moscou. Assinale a alternativa CORRETA: 
a) Nas cidades de Natal (RN), Recife (PE) e Rio de Janeiro (DF), os aliancistas foram vitoriosos, pois conseguiram implantar um governo revolucionário. 
b) A Intentona Comunista de 1935 nasceu no movimento operário e contou com a adesão maciça dos militares e do PCB. c) Devido ao seu fracasso, o levante da ANL ficou conhecido pejorativamente como Intentona Comunista. 
d) A motivação para o levante comunista foi a aprovação pelo Congresso Nacional do estado de sítio e do estado de guerra no Brasil.
e) A Intentona Comunista teve início no Rio de Janeiro e contou com o apoio popular, tendo derrotado as forças policiais e assumido o poder por quatro dias.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...