UECE 2022.1 - Em 1517, na Alemanha, o monge agostiniano Martinho Lutero publicou suas noventa e cinco teses, o que deu início ao processo conhecido como a Reforma Protestante. No que diz respeito a esse movimento, assinale V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir.
( ) Martinho Lutero condenava, em suas teses, a venda das indulgências pela Igreja Católica.
( ) Para contrapor-se ao poder da Igreja Católica, os protestantes também criaram uma Igreja unificada e poderosa.
( ) Embora discordando de vários pontos da doutrina católica, os protestantes adotaram os mesmos sacramentos que os católicos.
( ) A Doutrina da Justificação pela Fé era a doutrina central dos luteranos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A) F, V, V, F.
B) V, F, F, V.
C) V, V, F, V.
D) F, F, V, F.
RESPOSTA:
Letra B.
A Reforma proposta por Martinho Lutero é considerada a segunda grande ruptura da cristandade (se considerarmos o Cisma do Oriente como a primeira). Lutero combateu os desmandos da Igreja Católica Romana na medida em que protestou contra a venda da Indulgência Plena, invalidou a infalibilidade papal e se opôs à doutrina da salvação pelas obras. Propunha dois sacramentos, o batismo e a eucaristia. Os preceitos protestantes se espalharam pela Europa e acabaram influenciando outros reformadores, a saber, Jean Calvino e Luís VIII. O movimento reformador, portanto, pode ser considerado um movimento fragmentado, na medida em que não deu origem a uma igreja protestante unificada, e sim a diferentes doutrinas alicerçadas em igrejas como a presbiteriana e anglicana, além é claro, da luterana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário