PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 5 de dezembro de 2021

Questão de História - UECE 2° 2019/1 - Com o advento do Estado Novo, instituído por Getúlio Vargas em novembro de 1937, a Ação Integralista

UECE 2° 2019/1 - Com o advento do Estado Novo, instituído por Getúlio Vargas em novembro de 1937, a Ação Integralista Brasileira (AIB), fundada por Plínio Salgado e as organizações criadas pelo cearense Severino Sombra – a Legião Cearense do Trabalho (LCT) e a Campanha Legionária – foram fechadas pelo governo ditatorial. Sobre essas organizações, é correto dizer que 
a) representavam os interesses dos movimentos operários ligados à corrente anarquista do sindicalismo, introduzida no Brasil desde a década de 1910 por imigrantes europeus, sobretudo italianos e espanhóis. 
b) eram ligadas ao pensamento conservador e anticomunista, representavam ideais do fascismo e contavam com o apoio de parte do clero da Igreja Católica. 
c) estavam a serviço do movimento de internacionalização do comunismo, liderado pelo Partido Comunista Soviético após a ascensão de Stalin subsequente à morte de Lenin. 
d) defendiam a ideia de que o governo varguista deveria romper com as potências do Eixo e apoiar o crescente movimento expansionista do capitalismo dos EUA sobre a Europa e a América Latina.

RESPOSTA:
Letra B.

Nenhum comentário: