PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Questão de História - PUC-SP 2018 - O Haiti tornou-se independente da França em 1804, e o Brasil

PUC-SP 2018 - O Haiti tornou-se independente da França em 1804, e o Brasil emancipou-se de Portugal em 1822.Comparando os dois processos de independência, é CORRETO afirmar que 
a) os dois movimentos foram inspirados por ideias iluministas e liderados pelas camadas médias urbanas, resultando na libertação dos escravos. 
b) no Haiti, os líderes do movimento foram os latifundiários criollos que mantiveram a escravidão, enquanto, no Brasil, a independência foi proclamada pela elite escravocrata e cafeeira. 
c) no Brasil, a independência foi proclamada pelo príncipe regente apoiado pela elite escravista e, no Haiti, uma revolta de escravos e afrodescendentes livres provocou a abolição da escravatura. 
d) foram movimentos apoiados militarmente pelos EUA e terminaram por implementar monarquias que mantiveram a estrutura fundiária e a escravidão.

RESPOSTA:
Letra C.
A pergunta aborda a dessemelhança entre as independências do Brasil e do Haiti, no âmbito da emancipação latino-americana: no primeiro, o movimento emancipacionista, disposto pelas classes dominantes, preservou a fundação escravista, já no segundo, a luta contra a metrópole, empreendida por afrodescendentes livres à dianteira de uma multidão de escravos resultou na formação do primeiro Estado negro das Américas.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...