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segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Questão de História - FUVEST 2022 - Antônio Vicente Mendes Maciel, Conselheiro de alcunha, (...) era cearense e nasceu

FUVEST 2022 - Antônio Vicente Mendes Maciel, Conselheiro de alcunha, (...) era cearense e nasceu (...) a 13 de março de 1830. (...) Aprendeu a ler, escrever e contar. (...) Andou estudando latim, enxertando frases da língua de Horácio nos seus longos "conselhos", geralmente baseados na Bíblia sagrada, que conhecia razoavelmente. (...) Era apenas um peregrino, acompanhado de numeroso séquito; pequenos agricultores, negros 13 de Maio, caboclos de aldeamentos, gente sem recursos, doentes. (...) 
Em 1893 (...) Antônio Vicente se estabeleceu em Canudos (...). Rebatizou a localidade, dando-lhe o nome de Belo Monte. Criou um clima de tranquilidade local. Respeitavam-no. Seu monarquismo era utopia. 
De vários pontos do sertão apareciam os conselheiristas (...). Caminhavam para lá movidos pela fé. Queriam morar ali, sem pensar em conquistar novas terras. Nem restaurar a monarquia. Cá de fora, não entenderam assim. Interesses políticos e patrimoniais deram novos rumos e destino sangrento ao sertão do Conselheiro. (...) 
José Calazans. “O Bom Jesus do sertão”. Caderno Mais, Folha de S. Paulo. São Paulo, 21/09/1997.

O texto sugere que Antonio Conselheiro 
(A) representou a luta da Igreja Católica contra o regime republicano recém-instaurado no Brasil. 
(B) fez uso da sua educação formal para colocar em xeque os dogmas do catolicismo no Brasil. 
(C) defendeu a restauração da Monarquia por identificar-se com os interesses políticos e patrimoniais das elites locais. 
(D) atraiu pessoas pobres do sertão nordestino com mensagens de fé e de acolhimento na comunidade. 
(E) liderou uma insurreição contra as estruturas sociais e políticas implementadas pela República. 

RESPOSTA:
Letra D.

O excerto aborda um pouco da história de Antônio Conselheiro e o Arraial de Belo Monte – o qual os habitantes da região chamavam de Arraial de Canudos. O movimento sertanejo, que foi brutalmente reprimido no início da Primeira República, é caracterizado como um movimento messiânico, sem ligação direta com a Igreja Católica. Dessa forma, o arraial rapidamente atraiu migrantes no interior do nordeste que, motivados pela fé e liderados por Conselheiro, construíram uma sociedade alternativa no interior da Bahia.

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