PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 5 de dezembro de 2021

Questão de História - FACASPER 2020 - A capa da Time, ao lado, foi publicada em setembro de 1961.

FACASPER 2020 - 
A capa da Time, ao lado, foi publicada em setembro de 1961. Na época, em meio às tensões da Guerra Fria, a revista Time buscou ressaltar o caráter bélico de Nikita Khrushchev. No centro da imagem está estampada uma foto do líder soviético, em pose contundente, emoldurado por uma grande explosão. Sobre o período da Guerra Fria, é correto afirmar: 
a) As superpotências, Estados Unidos e União Soviética, levaram o mundo a uma drástica divisão, deixando o Ocidente e o Oriente sem contato direto por décadas. Durante aquele período, o comércio mundial ficou restrito aos respectivos polos políticos. 
b) Os conflitos diretos entre a antiga União Soviética e os Estados Unidos tiveram como principal palco as batalhas transoceânicas, sem, no entanto, comprometer os territórios dos respectivos combatentes. 
c) A crescente polarização mundial, durante o período da Guerra Fria, foi o resultado do intervencionismo soviético e americano no Oriente Médio e na África. 
d) A polarização mundial e as tensões vividas pelos Estados Unidos e a União Soviética foram marcadas por uma forte política de ameaças bélicas e pela busca do domínio das relações internacionais. 
e) A divisão do mundo em dois grandes blocos, socialista e capitalista, gerou maior estabilidade para cada um dos lados e, apesar do crescimento dos arsenais bélicos, a Europa e os Estados Unidos se beneficiaram da superioridade tecnológica dos soviéticos.

RESPOSTA:
Letra D.

Nenhum comentário: