PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 5 de dezembro de 2021

Questão de História - FACASPER 2018 - A charge ao lado foi publicada em 1962 e representa a chamada “Crise dos Mísseis”

FACASPER 2018 - A charge ao lado foi publicada em 1962 e representa a chamada “Crise dos Mísseis” ocorrida entre União Soviética e Estados Unidos naquele mesmo ano. Na ilustração, ambos os países estão representados por seus líderes, respectivamente, Nikita Kruschev e John F. Kennedy.
Fonte: http://www.johndclare.net/cold_war16.htm | Acesso: 14/10/2017.
Sobre a “Crise dos Mísseis”, é correto afirmar: 
a) Foi deflagrada quando se soube que a União Soviética havia realizado seu primeiro teste com a bomba de hidrogênio, ou “bomba H”, e Kennedy acusou os soviéticos de terem espionado os norte-americanos para descobrir segredos sobre o funcionamento da arma. 
b) Começou quando o serviço de inteligência soviético descobriu que os Estados Unidos estavam construindo novas bases de lançamentos de mísseis nucleares, o que contrariava acordo assinado por Kennedy e Kruschev no ano anterior, em Paris. 
c) Decorreu da decisão de Kruschev de fornecer à China de Mao-Tsé-Tung a tecnologia de construção de mísseis de longo alcance, com os quais os chineses também poderiam atingir os Estados Unidos com armas nucleares em caso de guerra. 
d) Iniciou-se quando o governo norte-americano descobriu que a União Soviética estava construindo uma base de lançamento de mísseis em Cuba, o que levou ao confronto entre Kennedy e Kruschev e à perspectiva de uma guerra a ser travada com armas nucleares. 
e) Representou o ápice da Guerra Fria porque, enquanto Estados Unidos e União Soviética negavam possuir mísseis nucleares, competiam sigilosamente pela construção de maior número de bases de lançamentos de tais mísseis.

RESPOSTA:
Letra D.

Nenhum comentário: