FACASPER 2011 - A seguinte passagem foi extraída do texto “O último carnaval da vitória”, que integra o livro Os da minha rua, do escritor angolano Ondjaki:
“Ficamos todos a ver o desfile e era um mês de março. O locutor deu alguma informação errada sobre o carnaval, e um dos primos disse que não era assim, que aquele era o Carnaval da Vitória porque a 27 de março se comemorava o dia em que as forças armadas tinham expulsado o último sul-africano de solo angolano”.
O trecho aborda a infância do personagem Ndalu, em Luanda, Angola, na década de 1980. No texto, o personagem principal lembra-se da festa que ganhou o nome de Carnaval da Vitória, após a independência do país, em 1975. Sobre a dominação portuguesa na África, é correto afirmar que:
a) Os movimentos de libertação de Angola e Moçambique, na década de 1970, contaram com o apoio militar de outras potências europeias, especialmente a Inglaterra e a França, interessadas em comercializar diretamente com esses países.
b) As guerras de independência das colônias portuguesas na África contribuíram para a crise econômica e política em Portugal, que culminou, em abril de 1974, na Revolução dos Cravos, que derrubou o regime salazarista e democratizou o país.
c) As colônias portuguesas na África, durante os séculos XIX e XX, tiveram como principais atividades econômicas a extração de minérios, o comércio de produtos agrícolas e o tráfico de escravos para a América.
d) As fronteiras das colônias portuguesas na África foram determinadas por meio de acordo político com outras potências imperialistas europeias, após a Primeira Guerra Mundial, que ficou conhecido como “Partilha da África”.
e) O acirramento das guerras de independência, em meados da década de 1970, deveu-se à intervenção militar da África do Sul que, aproveitando-se do conflito, tentou anexar a seu território a parte sul da colônia de Angola.
RESPOSTA:
Letra B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário