EsFCEx 2018 - A conjuntura política que se estende da chegada de Getúlio Vargas ao poder em 1930 até 1932, com a ocorrência da chamada revolução constitucionalista de São Paulo, foi marcada por grande tensão. Sobre esse periodo e sobre os atores mais decisivos, é correto afirmar:
(A) O governo nascido da Revolução de 1930 passou a centralizar as decisões a respeito da política cafeeira, retirando-as do âmbito do governo estadual de São Paulo.
(B) A perda de poder de São Paulo em nível nacional foi decorrente da revolução de outubro de 1930, mas sobretudo da sua contundente derrota quando do movimento constitucionalista de 1932.
(C) A maior conquista política do tenentismo só viria a ocorrer mesmo com a constituição liberal e democrática de 1934, condizente com as suas mais importantes bandeiras políticas desde o ano de 1922.
(D) Tendo perdido espaço político nessa fase, cada vez mais isolados, os tenentes que ocupavam o poder em São Paulo lograram consolidar uma sólida aliança com as classes agrárias desse Estado, destacadamente a cafeicultora.
(E) Um grande espaço político foi conquistado nessa fase inicial do governo provisório de Vargas pelos anarco-sindicalistas e pelos comunistas, sobretudo devido ao seu apoio à ascensão da Aliança Liberal.
RESPOSTA:
Letra A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário