UNIMONTES 2018 - Leia o texto abaixo.
“Ao mesmo tempo em que aumenta a importância dos capitais fixos (estradas, portos, silos etc.) e dos capitais constantes (maquinário, veículos, sementes, adubos etc.), aumenta também a necessidade de movimento. Crescem, assim, o número e a importância dos fluxos, sobretudo a circulação de dinheiro. Mas esses fluxos multiplicam-se com mais intensidade dentro da Região Concentrada, onde a divisão de trabalho é extrema e a vida de relações assume especial relevo”.
Fonte: SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do XXI. Rio de Janeiro e São Paulo: Record, 2001.
Considerando o texto e os seus conhecimentos da regionalização do Brasil proposta por Santos e Silveira, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Ao regionalizar o Brasil, no ano de 1980, Santos e Silveira identificaram, além da Região Concentrada, as regiões Sul, Nordeste e Norte.
b) O meio técnico-científico-informacional na Região Concentrada se implantou sobre um meio mecanizado e de um denso sistema de relações.
c) O critério de regionalização usado por Santos e Silveira difere, em muitos aspectos, dos critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
d) Na região Nordeste, a instalação do meio técnico-científico-informacional deu-se de maneira pontual, como nas áreas irrigadas do vale do São Francisco.
RESPOSTA:
Letra A.
A regionalização do Brasil proposta por Maria Laura Silveira e Milton Santos é baseada no que se conhece como "Quatro Brasis", onde as quatro regiões são caracterizadas por aspectos técnicos científicos e informacionais são: Regiões concentrada, amazônica, centro oeste e nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário