UFV 2006 - Leia o trecho abaixo:
O terceiro século da invasão europeia da Mata Atlântica reduziu consideravelmente sua extensão. A mineração, a lavoura e a engorda de gado no sudeste podem ter eliminado, durante o século XVIII, trinta mil quilômetros quadrados. Tão ampla, completa e irreversível havia sido a eliminação da floresta em Minas Gerais durante o século XVIII que Karl Friedrich Phillip Von Martius, o mais famoso dos botânicos acolhidos no Brasil nos anos de 1810, foi levado a supor que a região do ouro e do diamante a sudoeste de Minas Gerais, e a região nordeste da cidade de São Paulo nunca haviam tido floresta mas eram constituídas de campos gramados nativos. Von Martius não consultou a população rural, que fazia uma distinção clara entre campos naturais e a terra de floresta derrubada.
(DEAN, Warren. A ferro e fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica brasileira. São Paulo: Cia. das Letras, 2000. p. 131-132.)
Ao chamar a atenção para a falsa suposição de Von Martius, o autor do trecho ressalta o conceito de paisagem.
Em relação a este conceito, é INCORRETO afirmar que:
a) revela a paisagem como sendo resultado da interação entre a sociedade e a natureza.
b) retrata a paisagem como um reflexo de sucessivas transformações ocorridas no espaço.
c) reflete a paisagem como uma adaptação constante dos elementos naturais às necessidades da sociedade. d) apresenta a paisagem representando diferentes momentos do desenvolvimento da sociedade.
e) define a paisagem como um resultado da interligação de elementos exclusivamente naturais.
RESPOSTA:
Letra E.
Nenhum comentário:
Postar um comentário