UFRR 2019 - Aliás, os mundos sedimentados nos dois polos, no alto e no pé da nova hierarquia da mobilidade, diferem acentuadamente; também se tornam cada vez mais incomunicáveis entre si. Para o Primeiro Mundo, o mundo dos globalmente móveis, o espaço perdeu sua qualidade restritiva e é facilmente transposto tanto na sua versão “real” como na versão “virtual”. Para o segundo mundo, o da “localidade amarrada”, daqueles impedidos de se mover e assim fadados a suportar passivamente qualquer mudança que afete a localidade onde estão presos, o espaço real está se fechando rapidamente. É um tipo de provação que se torna ainda mais penosa pela insistente exibição na mídia da conquista do espaço e do “acesso virtual” a distâncias que permanecem teimosamente inacessíveis na realidade efetiva.
Fonte: BAUMAN, Zygmunt. Globalização – As Consequências Humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999, p. 96.
De acordo com o texto, Bauman aponta uma das contradições da Globalização.
Assinale a alternativa que explica qual é a contradição apontada pelo autor.
a) A globalização prometia a democratização da informação, entretanto, percebe-se que atualmente os meios de comunicação são dominados por grandes oligopólios internacionais.
b) A globalização prometia o fim da divisão entre primeiro, segundo e terceiro mundos, mas o fim da diferença ideológica entre capitalismo e socialismo foi substituída pela divisão entre países seculares e religiosos.
c) A Globalização prometia a melhoria nas condições das mulheres e a sua plena inserção no mercado de trabalho, entretanto, ainda hoje, as mulheres são minoria no mercado de trabalho e recebem salários menores.
d) A globalização prometia um mundo sem fronteiras, mas o resultado até agora é o aumento de barreiras e controles de fronteiras para a circulação de pessoas no mundo.
e) A Globalização prometia uma revolução tecnológica na qual a internet seria o principal mecanismo de comunicação, entretanto, até hoje, ela não consegue superar a importância da TV como principal mecanismo de informação da população mundial.
RESPOSTA:
Letra D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário