UEMA 2013 - A presença dos shoppings centers (SC) no Brasil é um fato recente na realidade econômica do país. O primeiro desses estabelecimentos se instalou, apenas, em 1966, na cidade de São Paulo [...] se há 35 anos só a capital dos paulistas tinha a primazia desse tipo de comércio, hoje os SC podem ser encontrados em todas as unidades federativas do país [...] Pode-se afirmar que a atual distribuição dos SC no Brasil reproduz as condições socioeconômicas existentes em nosso país.
OLIC, N. B. A geografia dos shoppings centers no Brasil. In: TAMDJIAN, J. O. Geografia geral e do Brasil: estudos para a compreensão do espaço. São Paulo: FTD, 2004.
O autor faz referência ao comportamento atual da sociedade de consumo que utiliza os shoppings centers. Nessa perspectiva, a opção em que há uma relação entre o modo de vida da sociedade capitalista moderna e a globalização do consumo é a seguinte:
a) A expansão do consumismo acelerado reflete equilíbrio mundial, fomenta desigualdades sociais e diferencia os seres humanos do ponto de vista socioeconômico.
b) A sociedade atual é marcada pela lógica do consumo e dominada por ela, estabelecendo uma relação desse ato com o prazer, sendo uma das formas que permite ao cidadão inserir-se na sociedade.
c) O consumo exacerbado promove o equilíbrio regional, favorece o bem-estar da sociedade e exerce forte pressão, para que centenas de milhares de produtos sejam vistos como importantes para o alcance da felicidade. d) A expansão da produção capitalista de mercadorias gera desequilíbrios regionais, promove uma relação ambiental sustentável e demarca as linhas que separam as classes sociais.
e) O consumo crescente revela um modelo de desenvolvimento econômico equilibrado do ponto de vista socioeconômico com implicações sobre a vida e o meio ambiente.
RESPOSTA:
Letra B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário