PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - UECE 2022.1 - A litosfera está fragmentada em 12 placas tectônicas principais além de outras menores.

UECE 2022.1 - A litosfera está fragmentada em 12 placas tectônicas principais além de outras menores. A tectônica global descreve o movimento das placas e das forças atuantes sobre elas estabelecendo uma relação entre a estrutura geológica e grandes feições do relevo terrestre. Considerando a tectônica de placas, atente para as seguintes afirmações: 
I. A Islândia, que se localiza no limite divergente entre as placas Norte-americana e Eurasiana, representa um local onde a cadeia mesoceânica do Atlântico aflora acima do nível do mar com muitas rupturas, promovendo a expansão do novo assoalho do Oceano Atlântico Norte. 
II. Um exemplo de movimento transformante aconteceu entre a Placa do Pacífico e a Placa Norte-América, resultando na falha de San Andres no estado da Califórnia nos Estados Unidos. 
III. A subducção da placa de Nazca sob a placa Sul-Americana pelo movimento divergente gerou a Cordilheira dos Andes, além de toda a variedade de estruturas associadas ao movimento compressivo. 
Está correto o que se afirma em 
A) I e III apenas. 
B) I, II e III. 
C) II e III apenas. 
D) I e II apenas.

RESPOSTA:
Letra D.

Nenhum comentário: